Servidor preparado, sociedade protegida: IPS se capacita para avançar
Os colaboradores do Instituto estiveram presentes ao 58º Congresso Nacional da Abipem
Publicado em 02/07/2025 10:44 - Atualizado em 02/07/2025 11:25
.
Uma verdadeira aula de como profissionalizar uma gestão e buscar a proteção social de seus segurados: foi o que os colaboradores do Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) encontraram no 58º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), realizado na última semana em Foz do Iguaçu.
Dentre os temas abordados, os servidores da autarquia puderam esclarecer dúvidas e conhecer experiências de sucesso relativas à transparência, planejamento e governança e controle interno, além de aprenderem a como utilizar a Inteligência Artificial (IA) nas áreas de investimentos e auditoria.
Estiveram presentes ao congresso: o diretor-presidente Wellington Freitas; a diretora administrativa e financeira Elaine Lima; a chefe do Departamento de Benefícios e presidente do Comitê de Controle Interno Aline Querino Resendes; a assistente técnico-administrativa financeira de obras Denisia Lucia Souza Ferreira da Paixão e o analista de Comunicação Daniel Nogueira Vargas.
Já o Departamento de Contabilidade marcou presença com dois representantes: o chefe do Departamento Marcelo Adami Lopes e a assistente previdenciária Silvania de Menezes Abades. O primeiro comentou sobre o que achou da capacitação.
“O congresso foi ótimo, bastante válido. O que me chamou mais atenção foram os detalhes sobre o Pró-Gestão e a importância da organização e estudo prévio por parte dos comitês e conselhos, antes de cada reunião e decisão a ser tomada. Agora, como servidor, sinto-me mais preparado para orientar e também para fazer a diferença no dia a dia, disse Marcelo.
Diferença que dependerá da antecipação de desafios e oportunidades, para a promoção de avanços. Nesse sentido, o diretor-presidente Wellington comentou sobre a necessidade de se aplicar os conhecimentos adquiridos.
.
.
“Aprendemos nesse brilhante evento da Abipem que o planejamento precisa fortalecer a governança e que a governança deve garantir o planejamento. Ou seja, precisamos alinhar nossa visão às exigências legais e buscar, não só traçar, como atingir metas que beneficiem nossos segurados. Isso porque o Regime Próprio de Previdência Social não impacta somente servidores, mas toda a sociedade”, ponderou.
Ainda sobre planejamento, Wellington lembrou do desafio de manter a certificação Pró-Gestão e avançar de nível.
“Temos uma equipe muito capacitada e respeitada em nível nacional. Prova disso é o troféu que ganhamos no último dia de congresso, pelo trabalho realizado no nível 2. Com os devidos ajustes e cumprindo com o que foi estabelecido em nosso Plano Anual de Capacitação, buscaremos o nível 3 do Pró-Gestão. É benefício para a equipe e para os segurados”, ressaltou.
Jornalista responsável: Daniel Vargas
.
Galeria de imagens (clique na foto para expandi-la)
por Comunicação