Maio: mês de conscientização e prevenção da hepatite
Confira as perguntas e respostas sobre o tema
Publicado em 30/05/2022 09:21 - Atualizado em 30/05/2022 09:30
.
.
Maio está chegando ao fim, mas vale o aviso: proteja seu fígado da hepatite. Isso porque o fígado possui funções importantíssimas para o organismo, tais como: armazenamento de vitaminas e minerais; eliminação de toxinas; regulação da coagulação sanguínea e atuação sobre o metabolismo de medicamentos.
Por essa razão, a médica perita Raquel Pires de Mesquita e o Departamento de Previdência (Deprev) prepararam um material claro e objetivo sobre o tema. Confira abaixo e compartilhe com seus familiares, amigos e conhecidos.
.
.
O que é a hepatite e o que causa a doença?
Trata-se de uma inflamação no fígado causada por vírus, uso de drogas (incluindo álcool e alguns medicamentos) e também por doenças genéticas, metabólicas e autoimunes (aquelas nas quais o sistema imunológico ataca células saudáveis).
.
Quais são os tipos de hepatite e quais as mais comuns?
Existem cinco tipos de hepatite (A, B, C, D e E), contudo, as três primeiras são as mais comuns. É bom lembrar que as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Somente em 2015, mais de 1,3 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença.
.
Como as hepatites A e E são transmitidas?
De forma fecal-oral, ou seja, por meio do contato entre indivíduos, através da água ou de alimentos contaminados pelo vírus. A hepatite A é a forma mais branda da doença e, em 90% dos casos, tem cura sem tratamento.
.
Entendi. E as hepatites B, C e D?
Nesses tipos de hepatite, a contaminação ocorre pelo contato com o sangue. Desse modo, a transmissão se dá por meio do compartilhamento de materiais para o uso de drogas (seringas contaminadas) e de higiene pessoal, ou ainda através do sexo sem proteção com uma pessoa infectada.
Com relação à hepatite B, essa é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Já a hepatite C é mais letal, já que, em sua forma crônica, o paciente só terá sintomas 20 ou 30 anos após a contaminação e, geralmente, apresentando um quadro de cirrose ou câncer de fígado.
.
E quais são os sintomas gerais da hepatite?
Muitas vezes, a doença permanece “silenciosa” até avançar para um quadro de maior gravidade. Mas, em geral, os sintomas mais comuns são: febre; fraqueza; mal-estar; dor abdominal; urina escura (com cor de Coca-Cola); fezes claras; olhos e pele amarelados.
.
Como é feito o diagnóstico?
Por meio do histórico clínico e de exames laboratoriais.
.
Quais são as formas de prevenção e controle?
Para os tipos A e B, já existe vacina, entretanto, para os outros, não. Sendo assim, é preciso ter sempre os seguintes cuidados: lavar as mãos antes das refeições e após utilizar o banheiro; higienizar e cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los; evitar tomar banho próximo a esgoto aberto; usar preservativo em todas as relações sexuais; evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal como barbeadores e alicates de unha; e não manusear nenhum objeto que possa ter tido contato com sangue, tais como seringas e agulhas.
Jornalista responsável: Daniel Vargas
por Comunicação