IPS fortalece governança implantando regimentos internos em seus conselhos
Dentre os benefícios, os regimentos organizarão o funcionamento e padronizarão processos de tomada de decisão
Publicado em 02/12/2025 13:51 - Atualizado em 03/12/2025 07:57
A partir desta semana, o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) passa a contar com uma ferramenta essencial para a boa governança e eficiência de seus serviços: os regimentos internos dos Conselhos de Administração e Fiscal.
Eles foram publicados na segunda-feira (1º) no Diário Oficial da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Dom-Amunes) e podem ser acessados no Portal da Transparência da autarquia (links https://tinyurl.com/5zs8v683 e https://tinyurl.com/mpha222d).
As regras terão implicações práticas muito positivas no cotidiano do IPS, a começar da organização dos conselhos. Isso porque elas estabelecem: a composição e atribuições dos membros; como serão convocadas e realizadas as reuniões; o quórum para deliberações; a forma de votação; além das substituições e vacâncias.
Já no que envolve a transparência e segurança jurídica, os conselheiros passarão a agir de forma mais previsível e documentada, reduzindo riscos de questionamentos, conflitos internos e anulações de decisões.
Os regimentos também irão auxiliar na padronização de processos, com fluxos para cada tipo de análise, além de definir prazos, deveres e responsabilidades para os integrantes dos conselhos, melhorando a qualidade das decisões e regularidade dos atos. Dessa forma, promoverá ainda uma adaptação mais fácil às atividades e redução de erros por parte de futuros membros.
O diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração do Instituto, Wellington Freitas, comentou sobre esse novo momento da autarquia.
“Passamos para uma etapa de maturidade administrativa. Essa organização aumentará a confiança dos segurados em nossos serviços e facilitará o cumprimento das exigências legais”, disse Wellington.
O presidente explicou ainda que os regimentos são itens obrigatórios para todos os níveis da certificação do IPS, o Pró-Gestão.
“Com essa medida, também estamos cumprindo com um requisito da nossa certificação, que diz respeito ao eixo Governança Corporativa. O Pró-Gestão possui quatro níveis de excelência e mais dois eixos: Controles Internos e Educação Previdenciária. Estamos no nível dois e nos organizando para avançarmos”, reforçou.
Jornalista responsável: Daniel Vargas
Foto: Secom/PMS
por Comunicação