Conselheiros do IPS capacitados para o exercício de suas atribuições
A capacitação ocorreu no 13º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS
Publicado em 12/12/2025 15:17 - Atualizado em 12/12/2025 16:01
Os conselheiros do Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) estão mais preparados para tomarem decisões fundamentadas e contribuírem para a governança segura e transparente da autarquia. Isso porque eles participaram do 13º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS, que teve como foco as atribuições dos conselhos e seu papel no bom desempenho do Regime Próprio.
O evento foi realizado em Recife, entre os dias 10 e 12 de dezembro, pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).
Por meio da formação, os conselheiros puderam entender melhor como identificar problemas na gestão e buscar soluções junto aos dirigentes do Instituto. Para isso, esclareceram dúvidas sobre: avaliação de documentos contábeis e relatórios de governança; déficit atuarial; política de investimentos; além da análise de processos de benefícios e compensação previdenciária.
.
Outro ponto de destaque do congresso foi a nomeação do diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração do IPS, Wellington Freitas, para o cargo de conselheiro honorífico da Abipem. O cargo não remunerado é um reconhecimento pela experiência e saber na área previdenciária e quem o exerce passa a auxiliar a Associação na defesa dos RPPSs e seus segurados.
Wellington comentou sobre o reconhecimento e sua evolução na área de previdência. “Fiquei muito feliz. Meu primeiro contato com a área foi em 1997, já como presidente do Instituto. Em 1998, fui convidado para ser secretário-geral da Abipem e cheguei até a vice-presidência. Retornei ao IPS em 2025 e a Associação resolveu reconhecer meu trabalho”, explicou.
Sobre o congresso, o presidente fez vários elogios. “Foi um sucesso. Levamos 12 conselheiros, sendo que alguns pela primeira vez. As palestras foram bem interativas e com muitos questionamentos por parte dos mais de 1300 participantes”, relatou Wellington.
O presidente do Conselho Fiscal, Marcos Antonio Teles Gonçalves, também considerou a capacitação muito positiva. “Além do local e programação excelentes, foi um momento para nos atualizarmos, ampliarmos nossa rede de contatos e trocarmos experiências. E tudo isso com a mediação de renomados especialistas que nos ensinaram como o trabalho dos conselheiros pode promover melhorias no RPPS”, disse Marcos.
Jornalista responsável: Daniel Vargas
Foto: Divulgação
por Comunicação